21 setembro 2005

Inglaterra: Premier League analisa quebra de público nos estádios.

Photo Hosted at Buzznet.comA Premier League vai reunir os responsáveis dos clubes ingleses para analisar a quebra de adeptos nos estádios que se verifica esta época. O grupo de trabalho criado para o efeito vai tentar perceber o fenómeno e qual o impacto do aumento de preço dos bilhetes ou de transmissões televisivas neste decréscimo. As conclusões deverão ser analisadas em Novembro na próxima reunião de presidentes dos vários clubes.

Richard Caborn, ministro do Desporto britânico, saudou a iniciativa. «O grupo de trabalho vai ter de perceber se os clubes estão a colocar preços que afastam os adeptos. Também temos de questionar quanto futebol há na televisão e se isso está a minar as assistências. Parece-me que há provas claras disso», afirmou Caborn.

O presidente do Blackburn dá voz às preocupações. «Temos de fazer alguma coisa agora antes que a carruagem descarrile. Tivemos 10 anos fantásticos na Premier League, mas agora estamos com alguns problemas. É altura de nos sentarmos e analisar uma quantidade de coisas que têm de ser feitas. Nada está fora de controlo mas o produto precisa de reparação, de uns retoques e não de uma grande cirurgia», afirma John Williams, que atribui a queda de espectadores à TV e aos preços, mas também às tácticas «negativas» e à previsibilidade dos resultados.

No último jogo com o Newcastle o Blackburn teve menos 9000 espectadores que no ano passado e essa tendência repetiu-se um pouco por todos os estádios na última ronda do campeonato inglês. No entanto, embora haja um decréscimo os números em Inglaterra ainda são de fazer inveja.

No ano passado os jogos da Premiership registaram 94,2 por cento de lotação, superior aos 93,7 por cento de 2002/03.

Sem comentários: