06 fevereiro 2008

"Claque vendeu a consciência"

Em declarações ao Jornal de Notícias, Rui Teixeira, ex-dirigente dos Super Dragões, deixou algumas afirmações curiosas que aqui deixamos na íntegra:

"Em Portugal estamos a caminhar para o futebol McDonalds, em que as claques são as 'cheerleaders' e o dirigente da claque é o chefe da banda. Só estão ali para cantar e bater palmas, não se atrevem a criticar".
Rui Teixeira, membro dos Super Dragões há duas décadas e um dos seus históricos dirigentes durante boa parte desse período, desencantou-se com o curso recente da claque. "Os Super Dragões venderam a consciência, venderam a voz política e colocaram a claque ao serviço da direcção do F.C. Porto, não ao serviço do clube, que devia ser o objectivo único da claque". O resultado - assevera - é evidente "Na claque, o espaço para críticas está cada vez mais fechado. Mas há lá muita gente, verdadeiros ultras, gente da velha guarda, que concorda com as minhas críticas".
Única voz visível de discordância da claque liderada por Fernando Madureira, Rui Teixeira deixou o comando da associação de adeptos juntamente com Paulo Trilho depois de Janeiro de 2006 - a estrutura tinha até então direcção tripartida, com chefia organizada rotativamente de forma informal entre os três.
Descontente com a "subserviência dos Super Dragões relativamente à direcção do Porto", Rui Teixeira viu-se afastado da liderança depois do conhecido 'Caso Adriaanse', quando, no início de 2006, a viatura do então treinador do Porto foi vandalizada, tendo havido ameaças à integridade do holandês. A direcção do Porto tê-lo-á ligado aos acontecimentos; Antero Henriques (director-geral de futebol da F.C.Porto SAD) terá exigido o afastamento de Teixeira e de Trilho, exigindo também, como pedia a Lei, a constituição de uma associação de adeptos.
"Não vejo clareza de procedimentos na constituição dessa associação", diz Rui Teixeira, que critica também a política de distribuição de bilhetes que o clube cede aos Super Dragões para cada jogo (cerca de dois mil) "São vendidos demasiados bilhetes, em termos percentuais, a pessoas sem espírito ultra, sem espírito de claque. E isso enfraquece ainda mais os Super Dragões".
Confrontado pelo JN com as declarações do ex-companheiro de chefia, Fernando Madureira, agora solitário presidente da claque, desvaloriza as críticas.
"Primeiro, a claque está completamente legal; o processo envolveu sempre advogados (...) e havemos de ter eleições, creio que em 2010. Segundo a claque não perdeu capacidade crítica; acontece só não haver agora razões para criticar a direcção. Recordo que estamos a 14 pontos do Sporting e a 11 do Benfica. E depois, as críticas, aqui, fazem-se dentro de casa, não na praça pública. Nós não damos tiros nos pés". Madureira diz compreender as críticas - "vivemos, e ainda bem, em democracia" - e acha normal a análise de Rui Teixeira. "Afinal ele agora está de fora. Acho natural que pense assim".

Fonte: Jornal de Notícias

13 comentários:

Anónimo disse...

uma boa verdade vinda de alguem k estava la dentro...

Anónimo disse...

super sois uma merda e o pior sao akeles k tam la dentro sabm das cenas e nao dizem nd km medo lol kagoes do crl se isso e ser uma claque entao sois uma merda e pena e este sujeito so falar quand ja nao percente a claque enfim!!!

Anónimo disse...

a falar assim só podes ser espanhol

Anónimo disse...

uns vendidos e o k sao...isto e uma aberraçao de claque!!

Anónimo disse...

Super Merda isso... o madureira ja ia com o caralho exe xulo.

Anónimo disse...

Esta pessoa fala agora porque já não mama.
Quem tá lá dentro da empresa está a mamar e está tudo bem.
O resto anda lá com com estandartes e bandeiras e quando é para ir á Luz contrata-se uns gajos com cabedal pa impor respeito.
Enfim...

Anónimo disse...

ja ha anos k assim andam...e os chefes de nucleos tb "mamam" o deles...kerem 1 exemplo???a final da taça uefa,uma vergonha...a viagem + bilhete c os SD era a 75 euros,kt e k era nos nucleos???100,125,etc etc etc
...como ex SD (andei la 9 anos) ve-los agora da-me vontade de rir...e td mto bonito,bandeiras giras e tal,mtos estandartes,e mto pouca mentalidade...
k saudades do estadio da antas,la tinhamos os verdadeiros,la n eram 4000 pseudo ultras,eram 1500 verdadeiros...ate os jogos for davam mais "pica",agora???300 sd/100 bofias...n da pa mexer...

ainda me lembro de ir a guimaraes de carro,agora,kts deles vao???

sei k nos super aind ha verdadeiros,eu ia sempre a bola c eles...mas fartei-me,continuo portista,mas afastei-me,pois andar a manter a ribeira a mim n me diz nada...(tenho filhos pa criar!!!)

chegou mesmo a haver 1 boato,k iam formal outra clake na norte,liderada pelo rui,e mais alguns da velha guarda,eu era a favor,mas axo k n os "tiveram no sitio"...

ainda me lembro de 1 jogo em braga,a 1a vez k fomos a pedreira,o macaco disse k os bilhetes lhe tinham "saido" a 6 euros,e os SD pagaram 15...em 1000 bilhetes ganhou o k kalker 1 dos SD n ganha e 6 meses de trabalho...






abraço aos verdadeiros
eles sabem kem sao


AMO-TE MAGICO PORTO

Anónimo disse...

AINDA DIZEM OS MENNINNOS QUE NOS ESTAMOR MORTOS E ACABADOS>?
NN E SD A VERGINHA DE PORTUGAL IMIGRAÇAO ILEGAL E VENDIDOS LDA E VOSSO LEMA PUTA QUE VOS PARIU

COMO NOS DIZEMOS EM DIA DE JOGOS

"SOMOS MUITO MAIS DO QUE UM SIMPLES GRUPOO SOMOS UMA FAMILIA"

Anónimo disse...

Teixeira,serás sempre uma referencia nos Super.
Podes não o ser para a chabalada que para por aqui e tambem por lá, mas o pessoal mais velhinho e não só do nosso clube sabe quem tu és!
Queremos de volta o espirto Ultra de 86/96.
Prós dos outros grupos que estão para aí a chiar só vos digo isto, há lá alguns vendidos, mas mesmo assim não têm vida para nós!

Desde 1986 a espalhar o terror!

Anónimo disse...

a espalhar o terror??? e que tal fosse desd 86 a apoiar a equipa em todos os momentos n so qdo ta a ganhar...a mentalidade n esta a venda!!!

vcs sao uma anedota pahh

Anónimo disse...

fodax mas axo k ja toda a gente sabia k no porto se vive na ditadura e o pinto da costa é o salazar..eles escondem muita coisa ali e nada sai dali..ate os treinos sao a porta fexada,o blackout com a comunicaçao social,akilo ali é fodido..os super sao mais uns vendidos

Anónimo disse...

actualmente parecem-me muito fraquinhos

mesmo em jogos importantes..

de um adepto portista

Anónimo disse...

Grande entrevista Rui,parabéns